Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

As catacumbas de Paris

As catacumbas de Paris foram criadas no século XVIII dentro de um programa de luta contra a insalubridade. Em torno de 1780 os cemitérios da cidade encontravam-se superlotados e as condições de higiene eram alarmantes. O risco de epidemia sendo alto a prefeitura decide fechar o cemitério Saints Innocents (hoje les Halles) e todos os outros situados nos jardins das igrejas. Em 1785 os ossos de 6 milhões de corpos foram transferidos para as catacumbas que na realidade eram galerias de antigas minas de pedra.

Não posso esquecer a primeira vez  que vi as catacumbas e suas paredes formadas por crânios e tíbias empilhadas. Impressionante e bonito.

O subsolo da cidade é cortado por galerias de antigas minas de pedra, antigas galerias do sistema de esgotos. O acesso à tudo isto é proibido. Se vocês fizerem uma pesquisa google sobre catacombes e carrières vão encontrar  sites de grupos de franceses apaixonados pela exploração clandestina do subsolo de Paris. Planos, indicações das entradas, como ir, quais instrumentos necessários, tudo está bem explicadinho. Com uma dose de humor porque, antes de passarem para a frente  o segredo, eles avisam: é proibido, se tiverem medo da polícia não se aventurem.

Não fiquem apavorados, as catacumbas podem ser legalmente visitadas…

Catacumbas de Paris: 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75015. Estação Denfert – Rochereau, linhas 4 e 6. Aberto de terça à domingo das 10 às 17 horas. Preço 7 euros.

The post As catacumbas de Paris appeared first on .


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9