Quantcast
Channel: Catacumbas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Catacumbas: experiência artística e filosófica

$
0
0

Faço aqui um pequeno resumo, em tradução livre, de um texto publicado no site Hyperallergic. Trata-se de um veemente convite para visitarmos as Catacumbas de Paris.

Catacumbas de Paris. Gemma i Jere no Flickr

Catacumbas de Paris. Gemma i Jere no Flickr

Para aqueles que possuem um pouco de imaginação, a visita do monumento na praça Denfert Rochereau se torna um momento de reflexão sobre a total igualdade entre os seres humanos.

Caminhando entre os seis milhões de esqueletos transferidos de outros cemitérios, desmontados e empilhados sistematicamente de acordo com a parte do corpo vivemos não somente um momento de reflexão sobre a vida, como também uma forte experiência estética. Longe de ser uma atração popular e macabra, este imenso ossuário ondulante representa um mergulho artístico.

Catacumbas de Paris. Jphilipg no Flickr

Catacumbas de Paris. Jphilipg no Flickr

Indagado sobre quais obras de arte que devem ser conhecidas em Paris, sugiro, antes de qualquer opção, uma passagem pelas Catacumbas. Antes da coleção de arte moderna do Centre Pompidou, da Mona Lisa do Louvre ou da Notre Dame, aconselho um ritual de purificação idelógica através de um mergulho nestas colunas de ossos. O ritual deve ser completado, logo após, por uma longa e magnífica refeição gastronômica francesa. Assim estaremos preparados para entrarmos em contato com a Arte.

Catacumbas de Paris. Gemma i Jere no Flickr

Catacumbas de Paris. Gemma i Jere no Flickr

Do ponto de vista artístico, as Catacumbas são visualmente atraentes e concetualmente interessantes.

A disposição lógica dos ossos cria uma unidade de formas e de cores. A ordem que domina os arranjos de crânios, tíbias e fêmures cria uma cadência musical barroca. Ora passamos por longos corredores de ossos monótonamente empilhados, ora circulamos entre arranjos criativos onde ossos diferentes criam movimentos das ondas.

Catacumbas de Paris. Ludwig Pacifici no Flickr

Catacumbas de Paris. Ludwig Pacifici no Flickr

Do ponto de vista conceitual, as Catacumbas oferecem um contraponto às teorias das raças. Nos sentimos diante de uma imensa pintura que evoca não somente o caráter efêmero da vida como também o fato de sermos todos iguais. Os milhares ossos das Catacumbas representam os seres humanos sem as reduções de sexo, raça, idade, orientação sexual e côr da pele.

Santa Maria della Concezione dei CappucciniEmanuele Longo no Flickr

Santa Maria della Concezione dei Cappuccini Emanuele Longo no Flickr

Existem vários ossuários na Europa, o de Santa Maria della Concezione dei Cappuccini em Roma; o cemitério Fontanelle et Purgatorio ad Arco em Naples; San Bernardino alle Ossa em Milão;

Capela dos Ossos, Évora. Caratello no Flickr

Capela dos Ossos, Évora. Caratello no Flick

Ou a Capela dos Ossos.

Mas nenhum deles oferece um passeio vertiginoso como o caminho dos ossos das Catacumbas de Paris.

Les Catacombes de Paris, 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75014 Paris. Abertas de terça até domingo.

capa

O guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’ é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no nosso site Minha Viagem a Paris. Acesse para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

The post Catacumbas: experiência artística e filosófica appeared first on .


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9